Total de visualizações de página

sábado, 1 de outubro de 2011

A VERDADEIRA PROPRIEDADE

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

A VERDADEIRA PROPRIEDADE



         9. O homem não possui de seu senão o que pode levar deste mundo. O que encontra ao chegar, e o que deixa ao partir, goza durante sua permanência na Terra; mas, uma vez que é forçado a abandoná-lo, dele não tem se não o gozo e não aposse real. Que possui ele, pois? Nada daquilo que é para uso do corpo, tudo o que é de uso da alma: a inteligência, os conhecimentos, as qualidades morais; eis o que traz e que o se leva, o que não está no poder de ninguém lhe tirar, o que lhe servirá mais ainda no outro mundo do que neste; dele depende ser mais rico em sua partida do que neste; dele depende ser mais rico em sua partida do que em sua chegada, porque daquilo que tiver adquirido em bem depende sua posição futura. Quando um homem vai para um país longínquo, compõe sua bagagem de objetos usáveis no país; não se carrega daqueles que lhe seriam inúteis. Fazei, pois, o mesmo para a vida futura, e fazei provisão de tudo o que poderá nele servir.

         Ao viajor que chega a uma estalagem, se dá um belo alojamento se pode pagá-lo; àquele que pode pouca coisa, se dá um menos agradadável; quanto àquele que nada tem, vai deitar sobre a palha. Assim ocorre com o homem na sua chegada ao mundo dos Espíritos: seu lugar nele está subordinado ao que tem; mas não é com ouro que o paga. Não se lhe perguntará: Quanto tínheis sobre a Terra? Que posição nele ocupais? Éreis príncipe ou operário?  Mas, se lhe perguntará: O que dele trazeis? Não se computará o valor de seus bens nem dos seus títulos, mas a soma das suas virtudes; ora, a esse respeito, o operário pode ser mais rico que o príncipe. Em vão alegará que, antes da sua partida, pegou sua entrada com ouro e se lhe responderá: Os lugares aqui não se compram, eles se ganham pelo bem que se fez; com o dinheiro terrestre, haveis podido comprar campos, casas, palácios; aqui tudo se paga com as qualidades do coração. Sois rico dessas qualidades?

D. Dinis, 6.º Rei de Portugal
O Rei Mouro




Sede benvindo, e ide ao primeiro lugar onde todas as felicidades vos esperam; sois pobre? Ide ao último, onde sereis tratado em razão do que tendes. (PASCAL, Genebra, 1860).

Nenhum comentário:

Postar um comentário